sexta-feira, 7 de junho de 2019

Angola + Brasil = Literatura




         Acho que nunca fiz uma resenha de um livro dirigido apenas ao público infantil. Tem a primeira vez para tudo e esse livro é interessante de se comentar. Kambas para sempre pertence à editora Kapulana, sendo sua escritora Maria Celestina Fernandes, uma autora de origem angolana. Suas ilustrações foram feitas pela brasileira Mariana Fujisawa.

            Lueji é uma menina brasileira que tem o nome de uma rainha africana. Ela aprende a história de seus antepassados africanos enquanto lida com o preconceito sofrido na escola.

            O livro é bem didático, obviamente direcionado a crianças de oito a dez anos. As ilustrações são bem atrativas para o público infantil. Ele trouxe duas palavras do vocabulário angolano: bué (gosto muito) e o kamba (amigo/amiga) do título. Gostaria que tivesse trazido mais. A única coisa que me deu estranheza foi como a avó da menina usou o pronome tu e conjugou os verbos desse pronome corretamente. Quase nunca escuto pessoas aqui no Brasil usar o pronome tu ainda mais conjugando os verbos de forma certa. Mas isso pode ter sido uma escolha da autora para diferenciar a fala da avó dos outros personagens.

            Kambas para sempre é um livro bonitinho e de fácil entendimento para a faixa etária que comentei no parágrafo acima. Daria um ótimo paradidático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário