sexta-feira, 27 de setembro de 2019

O começo de tudo



         Toda criança tem seu primeiro livro ou o seu livro favorito. Não lembro qual foi o meu primeiro livro, mas lembro de um de meus favoritos. A Família São Bernardo faz parte da Coleção Casinha & Cia que eu adorava ler na biblioteca da escola quando tinha sete anos de idade. Ele foi escrito por Eunice Braido, que curiosamente, não tem o seu nome escrito na capa do livro. Essa versão do livro é a de 1994, que foi a que li. Teve uma mais recente no ano de 2007 se não me engano. Gostava dessa coleção de livros por causa das pequenas curiosidades das raças de cachorro em formato de uma história e da A Família São Bernardo em particular me chamou a atenção quando pequena por ter uma raça com o nome do meu primo.

            Mas não foi só por ele ter sido o meu livro favorito na infância que o estou mencionando. O que o torna especial é o fato de ele ter me incentivado a escrever. Gostei tanto dessa coleção que quis fazer eu mesma os livrinhos. Com a ajuda de minha mãe, que fez as capas e escreveu em dois dos meus livros, A Família Dálmata, A Família Cocker e A Família “Viralata” (eu tinha sete anos e escrevi errado) nasceram. Fui eu que fiz as ilustrações e já vejo que não levo jeito para este ramo. É claro que naquela época, eu nem pensava em ser escritora. Queria ser veterinária como a maioria das crianças de sete anos da minha geração. A pequena Mariana nem imaginava onde isso ia dar.



        Quanto ao livro, a história é bem simples e para um público específico de seis a oito anos. Porém, nunca subestime o poder de um livro infantil. Nunca se sabe o fruto que ele pode gerar no futuro da criança.

4 comentários: