quarta-feira, 3 de maio de 2017

Stardust opinião

                 
             
         Na Inglaterra da era Vitoriana, existe uma vila conhecida como Vila do Muro onde, é claro, havia um muro que as pessoas não podiam atravessar. Apenas uma vez a cada nove anos, se fazia uma feira atrás desse muro, que juntava pessoas e criaturas mágicas. Só essa premissa atrai o público que adora o gênero da fantasia.
           A história é escrita por Neil Gaiman, que já tem um histórico de escrever romances de fantasia meio sinistros. Esse também tem um pouco disso, mas combina perfeitamente com o ambiente em que os personagens se encontram. A trama é bastante interessante, pois além da história principal envolvendo o protagonista Tristran Thorn que busca entregar uma estrela caída para sua amada, aparecem outros pontos de vistas, envolvendo três irmãos que disputam entre si a posse de um reino, e para isso têm que recuperar uma pedra, e três bruxas que buscam ter sua juventude recuperada após comer uma estrela. Essas três histórias se juntam em uma só conforme o desenrolar do livro. Antes disso tudo, o primeiro capítulo conta o nascimento de Tristran, tendo o seu pai como o protagonista.
A ilustração da versão do livro que tenho é linda. Os desenhos de Charles Vess se assemelham aos que aparecem em um romance gráfico ou quadrinhos, desenhados a mão e parecendo terem sido pintados com tinta. Essa ilustração deixou a leitura mais prazerosa do que já estava.
            Existe um filme baseado neste livro, que obviamente tem coisas que se diferem do original. Como o livro tem um enredo bastante detalhado, houveram cortes por causa do tempo. No filme também se dá um foco maior em um personagem que aparece bem pouco no livro. Dos dois, o meu favorito é o livro, mas não desgosto do filme. Recomendo que leia o livro e assista o filme e tire suas próprias conclusões.

            

2 comentários: