sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Empresa Infernal

 


                Faz um tempo que não trago um livro de temática cristã. Acredito que o último tenha sido As Crônicas de Nárnia em 2021. Mas voltei, e ainda por cima, com um romance nacional. Inferno LTDA foi escrito por Déborah S. Carvalho em 2023. Será que é bom? Vamos descobrir:

            Após um planeta de plástico cair em sua cabeça, Leo morre e sua alma é recebida por um demônio chamado Eddie. Devido a uma aposta, Eddie planeja levar o garoto para se tornar um juiz dessa grande corporação que é o Inferno. Como Leo vai lidar com seu novo cargo?

            A construção do Inferno desse livro é bem criativa. Não só pelo fato do Inferno ser uma grande corporação, mas também pela menção de várias outras mitologias. Seres como Caronte, o barqueiro dos mortos da mitologia grega, Izanami, a deusa japonesa dos mortos e os yokai, monstros também da mitologia japonesa são todos demônios, com pequenas aparições no livro. Os locais de tortura como Yomi no Kuni, Tuat e Niflheim, pertencem às mitologias japonesa, egípcia e nórdica respectivamente. O texto possui referências à cultura pop atual. Minha opinião em relação a isso é dividida. Por mais que eu reconheça a maior parte delas, como por exemplo Pokémon e Harry Potter, deve-se tomar um certo cuidado para o livro não ficar datado.

            Quanto aos personagens, os que possuem maior foco são Leo, um adolescente violento que teve vários problemas na vida, e Eddie, um demônio duas caras que faz de tudo para se entreter. A relação entre os dois é interessante. Algo como um mentor maligno tentando corromper o seu aprendiz. Eddie me lembra o Loki da Marvel, que faz várias tramoias e sempre acaba traindo alguém.

Ao contrário do que é feito em muitas obras atuais, que tenta humanizá-los, nenhum dos demônios desse livro possui bondade. Todas as suas ações são movidas por interesses próprios. Nenhum deles deseja a redenção ou se arrepende de seus erros. Isso condiz bastante com a Bíblia, enquanto Deus e seus anjos são vistos como seres de pura bondade. O julgamento das almas mandadas para o Inferno me fez pensar. Enquanto umas eram realmente más, outras eram boas, mas por não acreditarem no sacrifício de Cristo, foram mandadas para lá. Esse livro põe em discussão a idolatria do homem, que vê a si mesmo como Deus. Concordo que ver a si mesmo como o centro do mundo não é algo bom, porém, não entendo essa obrigatoriedade de louvar Deus para ir aos céus. Ser bom e amar o próximo já não é o bastante? Por que essa necessidade de lembrar dele e agradecer todas as nossas conquistas a ele? Nada que a gente produz é por nossa conta e esforço? Por que comparado aos anjos e demônios, somos fracos e sem nenhum poder divino, correndo sempre o risco de sermos manipulados por demônios nessa guerra entre céu e inferno? Por que só existe céu e inferno como opções de pós-morte? Por que não podemos criar uma terceira alternativa? Existe purgatório para aqueles que se arrependeram depois da morte? Neste livro não tem, mas e na Bíblia, tem? Se alguém souber me responder, ficarei grata.

Apesar de me fazer ter essas perguntas desconfortáveis, Inferno LTDA é divertido. Cristãos e até mesmo não cristãos podem gostar de sua criatividade. Li este livro pelo Kindle Unlimited da Amazon, mas até este momento, ele não se encontra mais em seu catálogo. A autora possui um site*do romance e o Instagram @debescreve para qualquer dúvida. Por isso, tentem encontrá-lo. Só tome cuidado para nenhum planeta cair na sua cabeça.

 

 

 

*Site do livro: Home - Inferno LTDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário