sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Rullu e a Maldição do Dragão Kamii

 


         Trago mais um livro escrito por uma brasileira no Kindle. Rullu e a Maldição do Dragão Kamii foi escrita por Natália França em 2023. Será que é bom? Vamos descobrir:

            Rullu é um jovem rebelde, que sempre quis sair da Vila dos Hakikunas para conhecer o mundo. Mas seu povo sofre de uma terrível maldição. Por um erro do passado, os hakikunas são atacados pelo monstro Korogommu a cada trezentos anos, sendo oferecidos jovens de catorze anos como sacrifício. Como Rullu resolverá esse problema?

            Quem já leu minhas resenhas sabe que gosto de fantasia e folclore e este livro parece ser  inspirado no folclore japonês. O dragão Kamii é descrito e ilustrado como um típico dragão oriental, que na Ásia, são vistos como figuras divinas; e Korogommu lembra bastante a joroogumo, a mulher aranha da mitologia japonesa. Há palavras que também soam como japonesas, como por exemplo Kamii, que se tirar um “i” significa deus em japonês.

            A história contém elementos da jornada do herói em que o protagonista Rullu, sendo incentivado por sua mãe, aceita o chamado da aventura e enfrenta desafios no caminho, ganhando um aliado e aprendendo coisas pelo caminho.

            Dois temas que me chamaram a atenção: o primeiro é o medo da velhice, de não ter vivido aquilo que gostaríamos de ter vivenciado. Algo que vários jovens e até mesmo adultos temem e seria interessante ver mais obras que mencionem esse assunto. O outro é o poder do perdão, que também é importante para que tanto o perdoado e quem perdoou sigam em frente.

            A relação entre mãe e filho é importante e é um dos focos do livro. Mas gostaria que o pai tivesse aparecido um pouco mais. Até mesmo o irmão mais novo de Rullu teve sua importância sendo o narrador da história enquanto o pai foi deixado de lado.

            O livro é curto, contendo apenas dez capítulos, tendo final acabado de forma muito rápida na minha opinião. A história poderia ser um pouco maior. Mas recomendo sua leitura. Só cuidado para não encontrarem os irmãos Makendigo pelo caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário