sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A Mais Bela


            Depois de muito tempo, decidi me aventurar novamente lendo um livro todo em inglês. Fairest (A Mais Bela) foi escrito em 2006 por Gail Carson Levine, a mesma escritora de Ella Enfeitiçada.

            Aza foi abandonada quando era um bebê numa pousada e acabou sendo adotada pelos donos do local. Apesar de ter uma bela voz, sua aparência não era das mais belas. Mas sua vida estava prestes a mudar quando uma duquesa pediu a ela que substituísse sua acompanhante para o casamento do rei. Lá ela conheceu a rainha, que descobriu sua habilidade especial e pediu para Aza cantar por ela...

            O título já dá a dica de que esta história foi inspirada na Branca de Neve e os sete anões. Apesar das várias mudanças e acréscimos, a figura da rainha invejosa, do espelho mágico e da maçã envenenada ainda aparecem no texto, assim como a lição do conto original de não ser tão obcecado pela beleza. Tenho a impressão de que a autora também se baseou um pouco nos clássicos musicais da Disney, pois além da protagonista ter uma bela voz, todos do Reino de Ayortha também adoram cantar. Se um dia adaptassem esse livro para o cinema, não tenho dúvida de que o tornariam um musical.

            É interessante mencionar que este livro se passa no mesmo mundo de Ella Enfeitiçada, com a revelação de que Areida, a amiga de Ella, é irmã adotiva de Aza, além da menção da fada Lucinda, que novamente é causadora de problemas, e da própria Ella no epílogo. Ogros e centauros aparecem novamente, acrescentando os gnomos para as raças mágicas, tendo o poder de ver partes do futuro.

          No geral, achei a história bem criativa. Recomendaria sua leitura para crianças. Mas infelizmente, esse livro não possui uma tradução para o português, o que é uma pena. Pelo menos, temos o Ella Enfeitiçada para encantá-las com sua releitura de Cinderela.

 


 

2 comentários: